Casamento
Ordenança de Deus-GN 2.24 “portanto deixará o homem pai e mãe, e unir-se-a a sua mulher e seram ambos uma só carne”
porque Deus tem nos dado esta ordenança, na Biblia vemos alguns motivos, 1º solidão em GN 2.18 “não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idonea”, o homem não foi criado de forma alguma para viver isolado, por isso Deus se preocupou de lhe fazer uma companheira. 2º abrasamento, em 1ªCO 7.9 diz: “mas se não podem conter-se, casem-se, porque é melhor casar do que abrasar”, uma vida de dezejos que não podem ser satisfeito, não e o ideal para ninguem, vemos nisso mais uma preocupação de Deus por causa do homem. 3º por causa da prostituição, em 1ªCO 7.2 diz: “por causa da prostituição, cada um tenha sua propria mulher e cada uma tenha seu proprio marido”, tanto o homem como a mulher tem suas nessessidades, e estas nessessidades, não tem como ser satisfeitas sem um casamento, pois antes do casamento, a biblia chama isto de prostituição, e a propria biblia manda nós fugirmos da prostituição. Em EC 4.9-12, fala de vantagens de um casamento, vamor ler: melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga o seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta seu companheiro: mais ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Tambem se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas se um só como aquentará? E, se alguem quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras, não se quebra tão depressa.
Então vemos, Deus se preocupando conosco e com nossas nessessidades, e por isso Ele nos deu esta ordenança, mas como em todas as coisas, sempre há pros e contras, ou poderiamos dizer direitos e deveres, ou ainda com o privilégio vem responsabilidades, e a primeira responsabilidade, do casamento vemos já na propria ordenança, que diz: GN 2.24“portanto deixará o homem pai e mãe, e unir-se-a a sua mulher e seram ambos uma só carne”, uma só carne, em MC 10.8-9 o Senhor Jesus acrescenta, já não serão dois, mais uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. Casamento não é experiencia, é algo para toda vida, em ML 2.16a dis que o Senhor Deus de Israel aborece o repudio(divorcio). E termina o versiculo portanto guardai-vos em vosso espirito e não sejais desleais. Em RM 7.2 diz: “porque a mulher esta sujeita ao marido enquanto ele viver, ...”
Outra coisa que encontramos em GN 2.24 “deixará o homem o pai e mãe”, isso mostra mais uma responsabilidade, deixar, o pai vai poder ainda dar conselhos ao filho ou a filha, mas agora a responsabilidade são suas, pai e mãe não tem mais aquela responsabilidade de cuidar, tratar, alimentar, resolver seus problemas, precisa haver rompimento, e se isso não acontecer, o casamento sofrerá prejuizo. E as responsabilidades não para por ai, temos de ter Deus primeiro lugar, como vemos por exemplo em MT 6.33 mas buscai 1º o reino de Deus e sua justiça, e agora como podemos ver em 1ªCO 7.32-34, isso ficará mais dificil, aqui fala sobre a diferença entre o casado e o solteiro, neste ponto de por Deus em 1º lugar, vamos ler: “o solteiro cuida nas coisas do Senhor e de como agradar o Senhor...”
Em 1ª CO 7.4 fala da perca de poder sobre seu corpo, o versiculo diz que depois de casado, o marido tem o poder sobre o corpo da mulher, e da mesma forma a mulher tem poder sobre o corpo do marido, e um não tem o direito de negar ao outro, “se não por consentimento mutuo e por algum tempo para aplicar a oração” um dos motivos de Deus ordenar o casamento, era para que não ficasse abrasando ou prostituindo, mas se este afastamento for longo, ou sem motivo, estaremos dando motivo, para que o outro seja tentado e caia. Todo mundo não é igual portanto devemos saber como agir nesta area, não deixar que outros problemas afete seu relacionamento intimo, pois se estar dando algo errado na vida financeira, ou na vida material e ainda na vida intima, o risco de uma quada será ainda maior.
Há ainda deveres especificos dos maridos e das mulheres, o homem por exemplo, deixa de um estado de submissão aos pais, do lar de seus pais, e agora passa a ser cabeça de um novo lar, ou seja, responsavel por um novo lar, em EF 5.23-29 vemos alguns deveres do marido, v.29 “alimentar e sustentar” muitas pessoas erram neste principio, antes de casar ele já sabe que não dar conta de sustentar o lar, mas mesmo assim, acabam casando, resultado, a mulher tem que trabalhar fora, para ajudar no sustento da casa, não é trabalhar porque quer, e ter mesmo, enquanto era solteiro, não quis dizer que não daria conta, agora tem, que sacrificar a esposa, introduzir ela num sistema corrupto, deixar ela mais sujeita a tentação, pode ser que pela sua espiritualidade, não aconteça nada, mas mais tentação terá, e mais risco de queda terá. v.28 “amar como seu proprio corpo” isto mostra que no casamento não pode haver individualismo, voce tem que ter o outro como você proprio, eu não vou primeiro fazer o que me agrada para depois fazer o que agrada o outro. vs.25-27 você deve amar sua esposa de forma a apresentala pura diante de Deus, ou seja o que for melhor para vida espiritual, da sua esposa ou familia deve ser sua prioridade, se temos de sacrificar algumas coisas, por causa de outras, que seja sacrificar as coisas materiais, para presevar as espirituais, toda vez que optarmos pelo contrario, teremos prejuizos incalculaveis.
Há tambem deveres especificos da mulher, v.23vós mulheres sujeitai a vossos maridos, como ao Senhor, sujeição ao marido, se você mulher não tem a disposição de sujeitar a um homem,
o casamento pode não ser o passo certo para voce, como a biblia mostra ao homem que casamento não é lugar de individualismo, mostra tambem a mulher, que no caso dela, apenas estar mudando de cabeça, mudando de sujeição aos pais, para sujeição ao marido, e para isso precisa de disposição, namoro é uma coisa, mas casamento é algo muito maior, você conhece um pouco o namorado, deve saber se vai conseguir se submeter a ele, o v.33 fala de reverencia, com isso eu não quero que você faça como Sara, que chame seu esposo de Senhor, mas deve reverenciar, seu marido, ele pode ser mais feio, do que os outros, mas ele é o seu marido, deve trata-lo como se ele fosse o mais lindo que você já viu, não é falando mal dele, ou criticando-o, para quem quer que seja, que voce vai mostrar reverencia.
Um texto apropriado que fala da mulher no lar é, TT 2.2-5, onde diz que elas devem ser boas donas de casas v.5, se você pensa trabalhar fora, deve pensar em como conciliar isto, pois ser uma boa dona de casa no padrão cristão já vai ser muito dificil, e se trabalhar fora será ainda mais dificil, o v.4 fala dos filhos, como pretende ter tempo, para 1º cuidar de casa, trabalhar, cuidar dos filhos, pois se o pai, com a responsabilidade de provedor, vai estar a maioria do tempo fora, como fica os filhos, o pretende não os te-los, muitas pessoas vão adiando isso, e acontece que quando resolve ter, talvez possa já passar por problemas, que dificultará tal situação. A Bíblia está dizendo ainda que as mulheres cristãs, mais esperientes, devem ensinar as mais novas serem boas donas de casas, a amarem seus maridos, mas como isso pode acontecer, se voce não é uma boa dona de casa, voce não reverencia seu marido.
Outra coisas como já vemos no inicio, casamento é coisa séria, e indissoluvel perante Deus, então nunca tenha o divorcio como uma opção, pois se assim tiver acabará caindo neste erro. E fazendo aquilo que Deus odeia segundo ML 2.16a.
Outra coisa importantissima, cuidado com a escolha que faz, em 2ª CO 6.14 diz: não vos prendais a um jugo desigual com os incredulos. Talvez voce ache que vai conseguir mudar ela ou ele depois, mais isso é a coisa mais arriscada do mundo, é como a ilustração de uma pessoa em cima de uma cadeira, e outra no chão, e muito mais facil quem esta em baixo, te derrubar do que voce conseguir puchalo para cima, mesmo que isso possa vir a ser a vontade de quem estar em baixo, o que muitas vezes não é.
Aqui vemos tambem o perigo que recem convertidos, pois por algum tempo, a pessoa pode conseguir, enganar o namorado ou namorada, por isso as vezes não é aconselhavel um casamento rapido, com um recem convertido, outra coisa, pessoas de denominações, onde não sabemos se é um convertido real, onde vemos pessoas que não aceita os ensinos verdadeiros da biblia, isso caracteriza muitas vezes um jugo desiqual, pois diz a biblia como andaram juntos se não estiverem de acordo.
A biblia fala do homem prudente, que ao construir, senta 1º para ver se tem como acabar, no casamento temos de agir igual, talvez voce seja uma pessoa que ajuda em casa, mas após o casamento, o homem ocupa agora lugar de provedor, não é mais ajudar, mais prover, se voce pensa em tirar uma moça de um certo conforto, para por ela em dificuldade, talvez seja melhor não fazer, e voce mulher, se já esta acostumada com um certo padrão de vida, tem que saber que talvez a pessoa escolhida, não possa te dar tal padrão, tem que meditar se vai conseguir viver no padrão que ele pode te oferecer, nunca deixe para pensar nisso depois do casamento, pois será tarde demais, e as consequencias podem ser graves.
Que este estudos possa te ajudar, se ainda não passou pelo casamento, para que possa analizar e fazer de acordo com a vontade de Deus, e se ja estar casado que possa refletir no que está ferindo a vontade de Deus para os casados, e assim possa por em ordem.
Que Deus te abençoe. Amem.